domingo, 8 de maio de 2011

Os frutos da boa árvore

Hoje é Dia das Mães, mas minha homenagem será para o homem que, em muitos momentos, foi homem e mulher da casa e da família. E tenho certeza de que minha avó, como representante da figura materna de toda a nossa família, também irá concordar com que todo esse dia seja voltado para homenagem a ele, meu avô, que nos deixou no dia 2 de maio, abrindo uma fenda de saudade em nossos corações.
Como já disse várias vezes, ser deficiente, em minha época, já é uma batalha imensa, árdua, contra o preconceito e a favor da inclusão, a qual é quase invisível e impossível... Multiplique todas essas dificuldades  50 anos atrás. Difícil, não? NÃO! Não para ele, seu João Mancini, que teve meu tio Ronaldo, que nasceu sem um dos braços (que, como muitos de sua geração, foi vítima da Talidomida). Mas isto não o impediu de ser o homem bem-sucedido que é... Graças à sabedoria de meu avô, que  foi além do entendimento humano, que serviu, também,  de alicerce e inspiração aos meus pais para minha criação.
Por esses motivos, compartilho com vocês  a homenagem que fiz a ele.
 Os homens vêm à terra para deixar sua parcela de contribuição na história da humanidade, mas  são poucos aqueles que deixam registrada sua história  de forma visceral, onde suas realizações  serão contadas sempre com orgulho.
Quero falar de amor, quero falar de João Mancini! Meu avô tão querido, homem de poucas palavras, porém de atitudes nobres, corretas, de pura bondade e sensatez. Sacrificava sua própria vontade para ver as pessoas a sua volta bem e felizes. Semeador incondicional (no sentido mais puro da palavra) da paz e da harmonia.
Em momentos particulares com a família, nos almoços dominicais, enquanto descascava as laranjas para nós, tirava, de nós, gargalhadas com suas piadinhas ingênuas (já muito conhecidas). Mas, pela maneira com que nos contava, tornavam-se novas e  engraçadas...
Homem honrável, que soube dar veracidade à frase: “Árvores boas dão bons frutos”, frutos maravilhosos, que trilham os caminhos ensinados por ele; somos todos cúmplices dessa verdade a cada dia.
Homem de família, que deixou de lado os dogmas e estigmas de seu tempo, de que função de homem era somente colocar dinheiro dentro de casa, dedicou-se, intensamente, ao seu trabalho de administrador, por mais de 25 anos, numa empresa multinacional; e a igreja São José, onde foi ministro por longos anos. Também, no funcionamento e andamento do lar, sabia tudo, dividia com sua amada tarefas particulares e consideradas atribuições somente femininas. Marcava os finais de tarde de minha infância com o cheirinho do virado de feijão e polenta frita, que ele adorava preparar para mim; e sempre vinha com uma frase que jamais se irá apagar de minha memória: “Hoje tem polenta frita, fia, vamos comer, hein”?
Homem culto, todas as manhãs, com o auxílio de sua inseparável lupa, por conta de sua baixa visão, vítima da maldosa e implacável diabetes, lia o jornal “de cabo a rabo”, como dizia muitas vezes, e ligava para nos informar de algo que julgava ser importante para nós.
Homem fiel e leal a sua amada, Dirce Mancini, cumpriu, à risca, tudo que prometeu no altar, 53 anos atrás; amou, respeitou, dedicou cada minuto de sua vida a ela com cuidado e devoção, um amor que  foi, é e será exemplo e referência para minha vida. E sei que também o foi para muitas pessoas que testemunharam essa convivência de mútuo respeito.
Deixou-nos o exemplo verdadeiro do que é ter ética, humildade, fidelidade, lealdade, honradez. João Mancini foi sinônimo de retidão de caráter!
João Mancini morreu de infarto... O amor que ele cultivou em seu coração era tão grande, que seu peito suportou, por 76 anos, até que não mais aguentou e morreu de amor e com amor.
Em nome de sua sempre e única amada Dirce Mancini, seus filhos Ronaldo e Marcelo Mancini, suas netas Carolina e Natália Mancini, suas noras Vera e Valeria Mancini, agradecemos a Deus, por permitir-nos ser frutos e cúmplices dessa árvore, dessa trajetória de vida.
O amor nunca morre... até o nosso reencontro,(tivemos, em oração, a resposta de que, por meio de tuas provações, terás um lugar privilegiado nos céus).
Até lá, “ Seu João Tubiba.”
Nunca o esquecerei.

9 comentários:

  1. A homenagem da Camila a seu avô no dia das mães não poderia ser mais adequada, afinal podemos chamar de “mãe” todos aqueles que têm a capacidade de amar incondicionalmente. Com isso podemos dizer que o Sr. João Mancini era uma verdadeira mãe para todos na sua família... Uma mãe para seus filhos, netos, esposa e por aí vai.

    Convivi pouco com o Sr. João Mancini, mas neste pouco tempo cheguei a desejar ter seu charme e seu magnetismo natural, que conquistava a todos com um simples sorriso. Mesmo com idade avançada o Sr. J. Mancini era um galã que arrebatava com sua simpatia, todos os corações de seus familiares e amigos que o admiravam... Como eu.

    Parabéns Camila, pela linda homenagem e Parabéns Sr. João Mancini, por tantas boas lembranças e ensinamentos que deixou...

    ResponderExcluir
  2. Camilinha, só agora consegui escrever alguma coisa sobre o Vô João, eu o considerava um avô meu também.
    Todos, mas todos mesmo, sabem do grande amor que ele tinha por voce, e voce por ele.Tudo que você escreveu foi merecido, ele foi uma das pessoas mais puras de sentimento e de bondade que poderíamos ter conhecido.
    Qualquer coisa que alguém fizesse de mal para gente, ele dizia "Deixa isso pra lá, esquece".
    Camila minha linda, vou parando por aqui, porque eu choro muito qdo falo sobre isso, mas quero que saiba que você foi uma neta maravilhosa e ele só tinha orgulho de você.

    Beijo minha linda

    ResponderExcluir
  3. Camila adorei seu texto mostrando de forma ímpar a personalidade alegre e positiva do vo João. Parabéns! Tio Ronaldo

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Camila, homenagem sincera e muito transparente ao Tio João, pessoa amada e com um coração repleto de amor, chegando a exaltar com sua bondade, simpatia e maneira simples de viver. Tio João com certeza deixou saudades e um legado de pessoa que soube viver em família. Parabéns Camila pela lembrança e que Deus abençoe. Abraços primo André e família.

    ResponderExcluir
  5. Camila, seu texto me emocionou, não conheci o Vô João, mas suas palavras descreveram o homem maravilhoso que ele era... E tenho certeza que ele está orgulhoso desta neta que a cada dia mostra a sua força. Mais um exemplo que “Arvores boas dão bons frutos”... Grande abraço para vc e toda sua família... Fiquem com Deus!!!
    Elisete

    ResponderExcluir
  6. Camila, parabéns pela sua iniciativa. Conhecendo você um pouquinho já poderíamos esperar esta atitude, além de comoventes e sinceras palavras. Com certeza o Vô João está num lugar reservado aos melhores que souberam cumprir seu papel nesta jornada. Grandes exemplos reconheci no tio e padrinho que me fortaleceram, principalmente durante a infância onde a proximidade selou os laços de eterna amizade e respeito. Um filme passa em nossas mentes gerando saudades e profunda ternura e seu legado foi a doação. Caridade no maior sentido da palavra e não se consegue tamanho ato sem a humildade e a fé que seguem lado a lado. Portanto, reconhecemos aqui nosso grande exemplo. É muito gostoso sentir a paz em nossos corações quando temos certeza que o vovô está bem agora. Tenha certeza de uma coisa: ele continua torcendo muito por você. Um beijo de seu primo. Hugo

    ResponderExcluir
  7. VERONICA ARLINDO ALINE E MARIO MATTA25 de maio de 2011 às 08:28

    CAMILA QUERIDA,LINDO TEXTO!"ARVORES BOAS DÃO BONS FRUTOS"E VOCE É A PROVA VIVA DISSO.
    AMAMOS VOCE!

    ResponderExcluir
  8. "Imagine uma história para sua vida e acredite nela,nada é por acaso...Acredite em seus sonhos e nos seus pontenciais"

    Boa Tarde Mila !

    Foi muito bom te ver ontem,sempre é bom..teu sorriso é o mais lindo do mundo,desculpa nao ter conversado mais com voce ..estava com compromisso e acredito que voce tambem..
    me add no seu msn :
    josecarlos-moraes1@hotmail.com
    Há .....me manda uma mensagem do horario que voce geralmente entra no msn pra gente se fala..

    Beijos! Que Deus te abençoe cada dia mais ..

    José Carlos

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite MIla..
    Poxa que saudade de voce,saudade de ver você,ver esse sorrisão lindo que voce tem =D
    Ve se entra no msn hehe, ja estou de férias graças a Deus rs..mas mesmo assim qualquer dia queria te ve..conversa mais com voce,ser seu amigo ,se voce quizer neh .!
    Bom ...continua com seu blog .voce escreve muitooo...nao pare por favor ta ??
    fica com Deus ..beijaooo linda

    "Linda menina abra as asas
    Voe o mais alto que puder
    Acredite você pode ir ainda mais alto
    Feche os olhos, imagine-se
    Nunca olhe para baixo
    De a mão ao céu
    Alcance o universo, almeje o infinito
    Transpasse as barreiras da realidade
    e siga seu coração"

    José Carlos

    ResponderExcluir